segunda-feira, 3 de outubro de 2011

[GVE] Vocabulário de aprendizagem para 1D

---aguardando_edição---

Substantivos
fēmin-a ae 1f. _ mulher
pecūni-a ae 1f. _ dinheiro
puell-a ae 1f. _ menina
fīli-us ī 2m. _ filho
uir uir-ī 2m. _ homem, marido
dīues dīuit-is 3m.f. _ rico(a)
frater frātr-is 3m. _ irmão
pater patr-is 3m. _ pai
pauper pauper-is 3m.f. _ (pessoa) pobre
soror sorōr-is 3f. _ irmã
uxor uxōr-is 3f. _ esposa

Adjetivos
magn-us a um _ grande
optim-us a um _ melhor, muito bom

Verbos
habe-ō 2 _ eu seguro, eu considero
(eu tenho)[1]
iube-ō 2 iuss-[2] _ eu ordeno, eu mando, eu digo para
ualē _ adeus!, tchau!

Outros
ā, ab (+abl.) _ de
ita _ assim, portanto; sim
nec _ e...não, nem; nenhum
nimis _ muito/demasiado (de) +gen.
-que _ e
satis _ bastante (de) +gen.
tum _ então
ut _ como, quando (como!)[1]

Novas formas: substantivos
nōmen nōmin-is 3n. _ nome
domum _ para casa
domī _ em casa

Novas formas: adjetivos
pulcher pulchr-a um _ belo, bonito

Novas formas: verbos
dūc-ō 3 dūx-, duct-[2] _ eu conduzo
domum dūcō _ eu levo para casa, eu desposo
dīc-ō 3 dīx-, dict-[2] _ eu falo, eu digo
audi-ō 4 eu ouço, eu escuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário