quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Deliciae Latinae [1C]

______________________________
Deliciae Latinae

Construção de palavras
Prefixos

in pode ser = "para dentro", "dentro"/"em" (ex. ineō "eu entro", īnsum "eu estou dentro de"), mas também pode ser um prefixo de negação, ex. īnsānus = in+sānus "não são", "louco"
ē, ex normalmente significa "de (dentro de)", "de", ex. exit "ele sai" ("vem de dentro de"), mas pode ter sentido de cessar/tirar de ou de origem, ex. exstinguō "eu ponho fim a", expellō "eu empurro (daqui/de mim)", expellit "ele empurra ((para longe) de si)"
ā, ab(s) = "de", com sentido de "lugar de onde", ex. abeō, "eu me vou (daqui)", "eu vou embora"
re(d)- (usado apenas como prefixo) = "de volta", "de novo", ex. redit "ele vem de volta" ( = "retorna"). (Observe que re- ganha um "d" diante de vogais: red-it.)

Exercício
1 Dê a derivação latina (prefixo e raiz) dos seguintes vocábulos: invocar, reverberar, exportar, revogar, abstrair, reservar, explicar (plicō "eu dobro"); arrepender, suspender, evocar
2 Dê vocábulos com significado formados a partir das formas māns- (maneō); monit- (moneō). Use prefixos.

Exercícios de palavras
1 O que significam os vocábulos seguintes? vexado, aquático, dominante, inexplicável; conservado, edifício, áureo, janeiro.
2 Dê vocábulos em português a partir de: ignis, oculus, maneō, malus, saluus.

Latim cotidiano
notā bene (NB) "preste atenção" Qual é a conjugação de notō?
vidē¹ infrā (ou simplesmente vidē, abreviado, v.) "veja abaixo"
adeste fidēlēs "estejam presentes, fiéis!" "aproximem-se todos vocês, (que são) fiéis!"
exit "ele sai"; exeunt "eles saem"

¹Veja n. 10 na p. xii

Latim de verdade
Vulgata
honōrā patrem tuum et mātrem tuam. (Êxodo 20:12)
uōs estis sal terrae . . . uōs estis lūx mundī. (Mateus 5:13)

Ditos de Catão
parentēs amā.
datum (= as coisas que te são dadas) seruā.
uerēcundiam (= modéstia) seruā.
familiam curā.
iūsiūrandum (= palavra, juramento) seruā.
coniugem (=esposa) amā.
deō supplicā.

Estes ditos são de uma coleção de dicta Catōnis "ditos de Catão" (Marcus Cato, 234-149 a.C.), escritos no terceiro ou quarto século d.C. mas atribuídos àquele grande ancião que epitomizou a sabedoria romana e a tradição para as gerações seguintes. Foram grandes favoritos desde a Idade Média até o século XVII, na Inglaterra.

Início de um epitáfio
sepulcrum hau pulcrum pulcrāī fēminae . . .

sepulcr-um ī 2n. _ sepulcro
hau _ não (forma arcaica de haud)
pulc(h)r- _ bonito, gracioso
pulcrāī : observe uma terminação antiga do genitivo de f.s.

Sabemos que a mulher sepultada nessa tumba foi Claudia -- talvez uma da família conhecida como Claudii Pulchri?

Nenhum comentário:

Postar um comentário