quarta-feira, 25 de agosto de 2010

19

19 "eu vou" (irregular): presente do indicativo voz ativa

1a. s. _ e-ō _ "eu vou", "estou indo"
2a. s. _ ī-s _ você vai, etc.
3a. s. _ i-t
1a. pl. _ ī-mus
2a. pl. _ ī-tis
3a. pl. _ é-u-nt

Imperativos
2a. s. _ ī _ "vai!", "vá!", etc.
2a. pl. _ ī-te

Notas
1 A raíz do verbo é apenas i- (como demonstrado pelo imperativo s.).
2 Há muitos vocábulos compostos baseados em , ex. adeō "eu chego perto", "eu apareço" (ref. ad "para (perto)", "perto"); vd. vocabulário de aprendizagem para 1C.


Exercícios

1 Traduza para português e depois mude para pl. e vice-versa: ī; eunt; ītis; eō; it; īmus; exītis; abīmus; abītis; redeunt; redītis; īte; redeō; exeunt.
2 Traduza para latim: nós estamos indo; eles voltam; vá embora!; vocês estão se aproximando; ela está saindo; eu estou indo; voltem!; você vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário