sexta-feira, 20 de agosto de 2010

[GVE] Vocabulário de aprendizagem para 1C

Vocabulário de aprendizagem para 1C

Substantivos
aqu-a ae 1f. _ água

domin-us ī 2m. _ mestre, senhor
ocul-us ī 2m. _ olho
uīcīn-us ī 2m. _ vizinho

ignis ign-is 3m. _ fogo

Adjetivos
mal-us a um _ mau
me-us a um _ meu (voc. "ó meu ...")
salu-us a um _ salvo, seguro
tu-us a um _ teu, seu (2a. p. s.)

Verbos
cōgit-ō 1 _ eu considero, reflito
rog-ō 1 _ eu peço
seru-ō 1 _ eu conservo, guardo
st-ō 1 _ eu permaneço, eu estou de pé
uerber-ō 1 _ eu flagelo, bato
uex-ō 1 _ eu preocupo, aborreço

mane-ō 2 _ eu permaneço, espero
mone-ō 2 _ eu aconselho, advirto
tace-ō 2 _ eu fico em silêncio, eu faço silêncio, eu me calo

Outros
ē, ex (+ab.) _ de, de dentro de
neque _ nem; e ... não
numquam _ nunca
quid? _ o quê?
statim _ imediatamente
ut _ como

Novas formas: adjetivos
miser miser-a um _ miserável, infeliz

Novas formas: verbos
_ eu vou
exeō _ saio
abeō _ vou embora
adeō _ aproximo-me
redeō _ volto

Nenhum comentário:

Postar um comentário