quarta-feira, 25 de agosto de 2010

20, 21

20 Adjetivos de 1a. e 2a. declinações[*]: meus, tuus

me-us a um "meu", e tu-us a um "teu", "seu" (de você) declinam exatamente como mult-us a um, e concordam com os substantivos da mesma maneira que mult-us a um.

Nb. O vocativo de meus é (ref. 17A), ex. mī fīlī "ó meu filho".

21 Adjetivos de 1a. e 2a. declinações: miser miser-a um

s. / pl.

m.
nom. _ míser / míser-ī
ac. _ míser-um / míser-ōs
gen. _ míser-ī / miser-ōrum
dat. _ míser-ō / míser-īs
ab. _ míser-ō / míser-īs

f.
nom. _ míser-a / míser-ae
ac. _ míser-am / míser-ās
gen. _ míser-ae / miser-ārum
dat. _ míser-ae / míser-īs
ab. _ míser-ā / míser-īs

n.
nom. _ míser-um / míser-a
ac. _ míser-um / míser-a
gen. _ míser-ī / miser-ōrum
dat. _ míser-ō / míser-īs
ab. _ míser-ō / míser-īs


Exercícios

1 Acrescente as formas apropriadas de meus e tuus aos substantivos seguintes (veja 20) e diga em que caso estão: igne; aedīs; honōris; familiā; oculōrum; dominō; aquae; Eucliōnem; senex.
2 Acrescente a forma apropriada de miser aos substantivos seguintes e diga em que caso estão: Eucliōnī; Phaedrā; deus; fīliam; aedibus; dominī; seruārum; coquīs; senum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário