quarta-feira, 18 de agosto de 2010

[GVE] Seção 1C

Seção 1C

______________________________
Vocabulário corrente para 1C

abeō _ eu saio
abī _ saia!, vai-te!
abit _ (ele(a), algo) sai
adeunt _ (eles) se aproximam, aparecem
adit _ (ele(a), algo) se aproxima, aparece
anim-us ī 2m. _ mente
aqu-a ae 1f. _ água
arāne-a ae 1f. _ teia de aranha
audī _ escute!
bona (bon-us a um) _ boa
clāmatque _ e (ele) grita
cōgitō 1 _ eu penso, reflito, pondero
cōnsili-um 2n. _ plano
cōnsistunt _ (eles) ficam por perto
cultrum (ac.) _ adaga
dīuidit _ (ele) divide
dīuitum _ dos (homens) ricos
domī _ em casa
domin-us ī 2m. _ senhor, mestre
dormit _ (ele(a), algo) dorme
ē Lycōnidē, uīcīnō _ "por Licônides, o vizinho"
ē, ex (+ab.) _ de, de dentro de
egone _ eu?
_ eu vou
etiam nunc _ mais ainda
exī _ saia!, saia daqui!
exīs _ (você) sai
exit _ (ele(a), algo) sai
expellis _ (você) expulsa
expellit _ (ele(a), algo) expulsa
exstingue _ some!, some daqui!
facis _ (você) faz
Fortūn-a ae 1f. _ sorte
for-um ī 2n. _ fórum
grauida (grauid-us a um) _ grávida
hem _ muito bem!, ora ora!
hercle _ por Hércules!
hīc _ aqui
hodiē _ hoje
homo homin-is 3m. _ homem, pessoa
iānu-a ae 1f. _ porta
ignis ign-is 3m. _ fogo
ignōrō 1 _ eu não sei, desconheço
īmus _ vamos
in uirōs _ entre os homens
ineunt _ (eles) entram
inquiunt _ (eles) dizem
īnsān-us a um _ louco
intrō _ dentro, para dentro
inuīt-us a um _ não desejoso, indesejadamente
īs _ (você) vai
istīc _ ali
it _ (ele(a), algo) vai
iterum _ de novo, novamente
mal-us a um _ mau, maldito, ruim
manē _ espera!, fica!
maneō 2 _ eu permaneço
me-us a um _ meu, minha
_ "meu! ...", "ai de mim!"
miser miser-a um _ infeliz
moneō 2 _ eu aconselho, advirto
murmurō 1 _ eu murmuro
neque _ também não, nenhum, nem ... nem
nimis _ muito
nōs (nom., ac.) _ nós, nos
numquam _ nunca
occidī _ estou perdido!
occipiti-um ī 2n. _ parte de trás da cabeça
occlūde _ fecha!
ocul-us ī 2m. _ olho
ohē _ pára! quieto(a)!
operam dā _ presta atenção!
pauper (nom.) _ (homem) pobre
pecūni-a ae 1f. _ dinheiro
per diem _ de dia
per noctem _ à noite
periī _ estou perdido!
peruigilō 1 _ eu fico acordado
praetor praetōr-is 3m. _ pretor
prohibē _ detenha!, faça parar!
quid _ o quê?
quid agis? _ o que você está fazendo/tramando?
quō _ (a)onde?
redeō _ eu volto
redit _ (ele(a), algo) volta
respondē _ responde!
rogō 1 _ eu peço (por)
salu-us a um _ salvo, seguro
sēcum _ consigo mesmo, com ele mesmo
sēdulō _ cuidadosamente
seruā _ guarda!, guarde!
seruō 1 _ eu guardo, conservo
sollicitō 1 _ eu me preocupo
stā _ alto!, alto lá!, fique onde está!
statim _ imediatamente
tacē _ cale-se!
taceō 2 _ eu me calo, faço/estou em silêncio
tam _ tanto
tu-us a um _ teu, seu (de você)
uerberō 1 _ eu açoito, bato
uexō 1 _ eu aborreço, eu me aborreço
uīcīn-us ī 2m. _ vizinho
ut _ como!
ut ualēs? _ como está você?, como vai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário