quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Deliciae Latinae (parte 2)

Construção de palavras

(a) Raízes
A raíz de uma palavra dá a pista para o significado de muitas outras palavras, ex. seru- na forma seru-us ou seru-a significa "escravo"; como um verbo, com a terminação de verbo seruiō, significa "sou escravo de".

coqu- na forma nominal coquus="um/o cozinheiro"; na forma de verbo coquō="(eu) cozinho"
aed- na forma aedēs="uma/a casa"; com o sufixo -ficō (="fazer"): aedificō="(eu) construo"; na forma aedīlis, significa "edil", um oficial público romano com função particular de cuidar de construções

(b) Prefixos
Um "prefixo" (prae "em frente a", fīxus "fixo") é um vocábulo fixado em frente a outro. Muitas preposições (vd. 10), ex. in "para dentro de", "em"/"dentro de", ad "para"/"na direção de" etc., podem ser também usadas como prefixos e, assim, alterar ligeiramente o sentido da palavra original à qual foram fixadas, ex.

palavra original sum "(eu) sou": adsum "(eu) estou perto de"; īnsum "estou dentro de"
palavra original portō "(eu) carrego": importō "(eu) carrego para dentro"; apportō "(eu) carrego para" (observe que inp- se torna imp- e adp-, app-)

Note as preposições seguintes que são comumente usadas como prefixos:

cum (con-) "com"
prae "anterior", "em frente a", "à frente de"
post "posterior", "depois de"

Exercício
Separe os seguintes vocábulos latinos em prefixo e raíz, e dê-lhes os significados originais: conuocō, inhabitō, inuocō, praeuideō, comportō, praesum, posthabeō.

(c) Raízes e radicais verbais diferenciadas da raíz no presente
Como logo será visto, os verbos em latim tem algumas "raízes" diferenciadas. Até aqui, você aprendeu a raíz do presente, ex. uoc-ō "(eu) chamo". A maior parte dos verbos da 1a. conjugação tem outro radical em -āt, ou seja, uoc-āt-. Esse radical é muito útil para a formação de outros vocábulos em latim, e também em francês (e, portanto, vocábulos em inglês, particularmente os terminados em -ate ou -ation, como vocation, convocation, invocation, invocate, etc.). Em português, vocábulos terminados em -ação (vocação, convocação, invocação, etc.).

Exercício
Dê uma palavra em português em -ação para as seguintes palavras em latim: explicō, importō, dō, habitō, intercēdō.

uideō tem outra raíz, uīs-, e possideō tem possess- -- que vocábulos em português podemos formar com tais raízes, e acrescentando que letras?

Exercícios de palavras
1 Dê o vocábulo em português relativo aos seguintes vocábulos em latim: corōna, scaena, timeō, multus, uideō, homo, fūr, iānua.
2 Com que vocábulo em latim estão os seguintes vocábulos ligados? pecuniário, honorífico, amador, tesouro, clamoroso, edifício, unguento, furtivo, servil, anular, portador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário