quarta-feira, 14 de julho de 2010

[GVE] Gramática e exercícios para 1A

______________________________
Gramática e exercícios para 1A

(Observar livro Texto, p. viii para metodologia sugerida. Importante fazer SELEÇÃO dos exercícios.)

2 Presente do indicativo, voz ativa (1a. conjugação): amō "eu amo", "eu estou amando", "sim, eu amo"

1a. s. ám-ō _ "eu amo", "eu estou amando", "sim, eu amo"
2a. s. ámā-s _ "você ama" etc.
3a. s. áma-t _ "ele(a) ama"
1a. pl. amā-mus _ "nós amamos"
2a. pl. amā-tis _ "vocês amam"
3a. pl. áma-nt _ "eles amam"

3 Presente do indicativo, voz ativa (2a. conjugação): habeō "eu tenho", "eu estou de posse"/"estou tendo", "sim, eu tenho"

1a. s. hábe-ō _ "eu tenho", "eu estou de posse"/"estou tendo", "sim, eu tenho"
2a. s. hábē-s _ "você tem" etc.
3a. s. hábe-t _ "ele tem"
1a. pl. habē-mus _ "nós temos"
2a. pl. habē-tis _ "vocês tem"
3a. pl. hábe-nt _ "eles tem"

Notas
1 Todos os verbos chamados de 1a. conjugação conjugam o presente como am-ō, ex. habit-ō "eu moro", intr-ō "eu entro", uoc-ō "eu chamo", clām-ō "eu grito", par-ō "eu preparo", cēl-ō "eu escondo".
_ Todos os verbos chamados de 2a. conjugação, que terminam todos em -eō, conjugam como habe-ō, ex. time-ō, "eu temo".
2 Observe que esses verbos regulares são construídos com um radical + terminações. O radical dá o significado do verbo (ama- "amar", habe- "ter"), as terminações dão a pessoa, ou seja:

-ō _ "eu" (vd. su-m)
-s _ "você"
-t _ "ele(a), algo"
-mus _ "nós"
-tis _ "vocês"
-nt _ "eles, alguém"

3 Observe que a vogal "chave" dos verbos da 1a. conjugação é A (amA-), dos da 2a. conjugação é E (habE-). A única excessão é a 1a. s. amō "eu amo", ainda que, originalmente, fosse amaō.

4 Terminologia

Conjugação significa "ato de variar o verbo em todas as pessoas do verbo" como ilustrado em 2 e 3. Portanto, conjugar um verbo é o mesmo que fazer um esquema como os de 2 e 3.
_ Indicativo significa que a ação está sendo apresentada como um fato (ainda que não seja uma verdade necessariamente). Ex.:

"Eu estou falando com você" (fato, verdade)
"O porco está voando janela afora" (apresentado como fato, mas não representa verdade)

_ Voz ativa significa que o sujeito realiza a ação, ex. "Euclião está correndo"; "Estáfila está vendo a filha".
_ Tempo verbal é a categoria de variação que representa o tempo em que a ação se desenrola. Assim, "presente" significa "tempo presente", ou seja, a ação está acontecendo no presente, ex. "eu estou correndo", "eu corro". Note o tempo futuro, "eu vou correr", "eu correrei", e outros tempos verbais.

5 Significado

O presente do indicativo, voz ativa, de, ex., amō tem três significados, a saber, "eu amo", "eu estou amando", e "sim, eu amo". Cada um desses três "aspectos" (como se chamam) do tempo presente representa a ação de uma maneira ligeiramente diferente. "Eu amo" é a simples afirmação de um fato; "eu estou amando" dá uma figura mais vívida, aproximada, contínua, da ação (podemos imaginar ver de fato a ação acontecendo), "sim, eu amo" é enfático. Você deverá selecionar pelo contexto qual significado cabe melhor. Lembre-se, contudo, que, em geral, o significado enfático é regularmente indicado, em latim, quando o verbo aparece na primeira posição da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário