quarta-feira, 14 de julho de 2010

[GVE] Vocabulário de aprendizagem para 1A

Vocabulário de aprendizagem para 1A
(N.t. lembrando que o vocabulário de aprendizagem deve ser _ao máximo possível_ memorizado para a realização dos exercícios)

Substantivos
aul-a ae 1f. _ panela
aur-um ī 2n. _ ouro
coqu-us ī 2m. _ cozinheiro
corōn-a ae 1f. _ guirlanda
ego _ eu
Lar Lar- _ (o deus) Lar
_ me, mim
scaen-a ae 1f. _ palco
seru-us ī 2m. _ escravo
_ se (2a.), a você; te, ti
_ você; tu

Adjetivos
plēn-us a um (+gen.) _ cheio (de)

Verbos
cēl-o _ eu escondo
clām-o _ eu grito
intr-ō _ eu entro
port-ō _ eu carrego
uoc-ō _ eu chamo
habe-ō _ eu tenho
time-ō _ eu temo, eu tenho medo

Outros
ad (+ac.) _ para (na direção de); em (junto a)
autem _ porém (no latim está sempre como segundo vocábulo da oração)
cūr _ por que ... ?
deinde _ em seguida
enim _ pois, porque/portanto (no latim está sempre como segundo vocábulo da oração)
igitur _ portanto, pois (no latim, normalmente o lugar deste vocábulo na oração é a segunda posição)
in (+ac.) _ para, para dentro de /(+ab.) _ em
nam _ pois, porque/portanto (no latim, este vocábulo está sempre em inicio de oração)
nōn _ não
nunc _ agora
quoque _ também
sed _ mas
semper _ sempre
_ se (conj.)
sub (+ab.) _ sob, debaixo de

Nenhum comentário:

Postar um comentário