quarta-feira, 7 de julho de 2010

PARTE UM Seções 1-3

PARTE UM
Seções 1-3: Plauto e a tradição da comédia romana

Plauto

Titus Macc(i)us Plautus provavelmente viveu de 250 a 180. É dito que escreveu cerca de 130 comédias, das quais apenas 19 nos restaram. Como quase todos os escritores romanos, tomou ele inspiração aos modelos gregos anteriores, que ele traduzia livremente, adaptando-os para adequarem-se à audiência romana para quem ele escrevia. Por exemplo, é bastante certo que tenha ele baseado a Aululāria, a primeira peça que vamos ler, em uma peça do ateniense Menandro (340-290), e a Bacchidēs na Dis exapatōn ("Aquele que enganou duas vezes"), também de Menandro. Plauto escreveu comédias para serem exibidas em festivais romanos (fēriae, lūdī), ocasiões dedicadas à adoração dos deuses e abstenção de trabalhos. Os originais são escritos em verso.

Os atores nos originais gregos usavam máscaras que cobriam toda a cabeça. Ainda que não seja absolutamente certo que Plauto tenha seguido essa convenção, ilustramos as personagens plautinas na Introdução com máscaras-tipo gregas, do período de Menandro. Notas sobre essas máscaras e sobre outras ilustrações podem ser encontradas na p. 154. [*]


Aululāria de Plauto: uma nota

A peça Aululāria inicia com o discurso do Lar da família (deus doméstico), que explica a história da família em linhas breves, e nos alerta à avareza de Euclião. Para fim de adaptação, substituímos a breve história da família com algumas cenas formuladas a partir dos modelos da comédia romana comum. A sequência do texto de Plauto começa a partir da Seção 1C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário