segunda-feira, 26 de julho de 2010

[GVE] Sequência | Exercícios (2/3)

14 Adjetivos de 1a./2a. declinação: mult-us a um "muito", "muitos"

s. / pl.

m.
nom. _ múlt-us / múlt-ī
ac. _ múlt-um / múlt-ōs
gen. _ múlt-ī / mult-ōrum
dat. _ múlt-ō / múlt-īs
ab. _ múlt-ō / múlt-īs

f.
nom. _ múlt-a / múlt-ae
ac. _ múlt-am / múlt-ās
gen. _ múlt-ae / mult-ārum
dat. _ múlt-ae / múlt-īs
ab. _ múlt-ā / múlt-īs

n.
nom. _ múlt-um / múlt-a
ac. _ múlt-um / múlt-a
gen. _ múlt-ī / mult-ōrum
dat. _ múlt-ō / múlt-īs
ab. _ múlt-ō / múlt-īs

Notas
1 Adjetivos (do radical adiectus "posto ao lado" dão informação adicional a respeito do substantivo, ex. cavalo veloz, colina íngrime (adjetivos podem ser simplesmente chamados "vocábulos de descrição").
2 Uma vez que substantivos podem ser m., f., ou n., adjetivos precisam ter formas de maneira que podem "CONCORDAR" gramaticalmente com o substantivo que descrevem. Assim, adjetivos precisam concordar com substantivos em gênero.
3 Adjetivos precisam também "CONCORDAR" com substantivos em número, s. ou pl..
4 Por fim, eles precisam "CONCORDAR" com os substantivos em caso (nom., ac., gen., dat., ou ab.). Um substantivo no ac. só pode ser descrito por um adjetivo no ac..
5 Em resumo, se um substantivo for descrito por um adjetivo em latim, o adjetivo deverá concordar com esse em gênero, número e caso. Eis três exemplos:

(a) "Eu vejo muitos templos" -- "templos" é o objeto, e é plural; o vocábulo em latim é aedīs, que é f.. Assim, se "muitos" deve concordar com "templos", deverá estar em ac. s. e f.. Resposta: multās aedīs.

(b) "Ele demonstra muito respeito" -- "respeito" é objeto, s.. O vocábulo que usaremos é honor honōr-is, m.. Assim "muito" deverá estar em ac. s. m.. Resposta: multum honōrem.

(c) "Eu ouço a voz de muitas escravas" -- "escravas" é gen. e pl.; o vocábulo que usaremos, serua, é f.. Assim, "muitas" deverá estar em gen. pl. f.. Resposta: multārum seruārum.

6 É importante enfatizar aqui que um adjetivo não necessariamente descreve o substantivo imediatamente adjacente a ele. Ele descreve o substantivo com o qual concorda em caso, número e gênero, ex.:

(a) multum fīlia seruat thēsaurum. multum = ac. s. m.; fīlia = nom. s. f.; thēsaurum = ac. s. m.. Assim, "É uma grande quantidade de tesouro que a filha guarda".

(b) nūllum fūrum cōnsilium placet. nūllum = ac. s. m. ou nom./ac. s. n.; fūrum = gen. pl.; cōnsilium = nom./ac. s. n.. Assim, "Nenhum plano de ladrões é agradável".

multus normalmente precede o substantivo que descreve, ex. multī seruī "muitos escravos". Quando está a seguir ao substantivo, é enfático, ex. seruōs multōs habeō "muitos são os escravos que tenho".
7 Adjetivos podem ser substantivados (usados como substantivos), circunstâncias em que o gênero indicará um significado extra, ex. bonus (m.) "um bom homem", bonum (n.) "uma boa coisa", "algo bom", ou "um bem".

15 Substantivos neutros de 2a. declinação: somni-um ī 2n. "sonho"

s.
nom. _ sómni-um _ "sonho"
ac. _ sómni-um _ "sonho"
gen. _ sómnī ou sómni-ī _ de sonho
dat. _ sómni-ō
ab. _ sómni-ō

pl.
nom. _ sómni-a _ "sonhos"
ac. _ sómni-a _ "sonhos"
gen. _ somni-ōrum _ "de sonhos"
dat. _ sómn-īs
ab. _ sómn-īs

Notas
1 Há apenas um tipo de substantivo neutro de 2a. decl.; todos eles terminam em -um no nom. s.. Ref. aur-um "ouro", unguent-um "óleo".
2 Assim como todos os outros substantivos neutros, o nom. e o ac. tem a mesma forma (uma para o s., uma para o pl.) (vd. 26).
3 Não confunda as formas de neutro s. com as de substantivos de 2a. decl. m. no ac. s. como seru-us (seru-um) ou com as de substantivos de 3a. decl. no gen. pl. como aedis (aedium). Tenha certeza de que você precisa aprender substantivos como somnium propriamente como neutros de 2a. decl..
4 Assim como todos os substantivos neutros, há o risco de confundir as formas de pl. em -a com substantivos de 1a. decl. f. como serua.
5 Note o gen. s. somnī ou somniī. Substantivos de 2a. decl. terminados em -ius (ex. fīlius "filho") normalmente tem gen. s. em (ex. fīlī) e o nom. pl. sempre em -iī (ex. fīliī).
6 As terminações de gen., dat., ab. s e pl. são as mesmas de seruus (9).


Exercícios

1 Eis abaixo para aprender uma lista de substantivos neutros de 2a. decl. como somnium:

exiti-um ī 2n. "morte", "destruição"
engeni-um ī 2n. "talento", "habilidade"
perīcul-um ī 2n. "perigo"

2 Separe os gn. pls. da lista a seguir. Diga de que substantivos eles vem, e dê o significado (ex. perīculōrum=gen. pl. de perīcul-um ī perigo):
honōrum, ingenium, aedibus, fūrum, exitiō, seruum, unguentōrum, aurum, senum, thēsaurīs.
3 Separe os substantivos no pl. na lista seguinte e dê seus significados:
serua, ingenia, familia, cūra, unguentīs, fīliā, somnia, corōna, perīcula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário